Carros também exigem cuidados redobrados no verão - Info Money
No verão, os carros também sofrem com o excesso de calor, sendo necessário redobrar os cuidados com a parte interna e externa deles.
Nesta época, é comum que as famílias viajem para o litoral, e a maresia e o sol forte podem danificar a pintura e a parte interna do veículos. Para evitar danos, pode-se adotar medidas simples, como inserir protetores sanfonados no para-brisa ou utilizar películas protetoras de vidros. “As películas escurecem os vidros, diminuem o calor no interior do automóvel, evitam o desgaste dos estofamentos e áreas plásticas do veículo, além de ser uma proteção maior contra furtos e assaltos”, explica o diretor do Sindirepa-SP (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo), Silvio Rivarolla.
Segundo o diretor, os protetores também são importantes no verão porque o sol pode ressecar estofados de couro. “Lojas especializadas podem aplicar produtos para proteger os bancos”, comenta.
Por fora
No caso da pintura, apesar de os veículos contarem com o verniz, existem polidores que formam mais uma película protetora, como o espelhamento, a revitalização ou cristalização. “Alguns destes tratamentos ajudam, inclusive, a remover riscos superficiais”, completa Rivarolla.
Ele também recomenda lavar mais vezes o veículo no verão, especialmente quando ocorrer contato com a maresia.
Outro item que sofre com as altas temperaturas é o pneu, pois, com o calor excessivo, a calibragem pode ficar comprometida. “É preciso ficar atento, porque há perda de calibragem nos pneus”, alerta.
A parte mecânica também exige mais atenção, especialmente antes de viajar. Rivarolla aconselha que o condutor verifique o nível do líquido de arrefecimento (radiador), do óleo do motor, além da manutenção preventiva, verificando as condições das velas, bomba d’água, correia e mangueiras.
Por: Fabiana Pimentel
Info Money